CIDADES EM TRANSE:
Patrimônios, Conflitos e Contranarrativas urbanas
SOBRE
O projeto de pesquisa “Margens: Grupos em Processos de Exclusão e Suas Formas Habitar Pelotas” dá as boas-vindas ao 5° edição do evento Cidades em Transe!
O evento Cidades em Transe ganhou vida pela primeira vez no ano de 2017, sob o título de “Cidades em Transe: margens, conflitos e resistências”, em 2018 a segunda edição foi intitulada “Cidades em Transe: Margens em Transformação” e a 3º edição “Cidades em Transe: Cotidianos em Conexão”. Em 2020, devido à pandemia de covid-19, o evento sofreu adaptações e teve sua primeira edição em formato virtual, denominada “Cidades em Transe e a Pluralidade do Morar”.
O objetivo do evento, desde sua primeira edição, é debater junto à comunidade diferentes perspectivas sobre a cidade. Bem como, visibilizar narrativas e formas de habitar de grupos diversos que constroem a cidade em seus cotidianos.
O Cidades em Transe: Patrimônios, Conflitos e Contranarrativas urbanas vem acrescentar a estes debates discussões sobre patrimônio de forma a desconstruir dicotomias vinculadas a este conceito como: natureza x cultura, material x imaterial, popular x erudito. De forma a traçar estratégias para pensar a deselitização do patrimônio, a partir da inserção de narrativas de grupos em processos de exclusão que foram/são invisibilizados na seleção de patrimônios.
O evento acontecerá de 16 a 20 de agosto de 2021 e se somará às comemorações do Dia do Patrimônio de Pelotas-RS. O formato será em lives, oficinas, exposição de artes e publicação de posters. As formas de participação serão como ouvinte e expositor.